quinta-feira, 18 de junho de 2015

Estudantes visitaram o Património Ferroviário no dia da Criança

Cerca de 25 estudantes com idades compreendidas entre os  10 e 11 anos, da Escola Básica 2, 3 c/ Sec. de St. António e professores, visitaram o Património ferroviario do Barreiro no dia Mundial da Criança.
O passeio teve inicio no Bairro Ferroviário, seguindo depois para  a  1ª Estação do Barreiro (actuais oficinas da EMEF), rotunda das máquinas,  e Estação Sul e Sueste.



Nas oficinas da EMEF, os alunos  tiveram oportunidade de ver as locomotivas diesel, motores desmontados e muitas peças mecânicas, bem como a azáfama do trabalho  numa oficina.
Esta aventura continuou com uma viagem de combóio até à antiga Estação do Lavradio (Espaço L), onde tiveram oportunidade de observar a  exposição sobre o caminho de ferro no Barreiro, patente naquele local, regressando de combóio ao Barreiro.
Durante a visita as crianças foram acompanhadas por elementos do Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, e pela Drª Rosalina Carmona, Historiadora,   cedida pela Câmara Municipal do Barreiro,  que fez o enquadramento histórico do património edificado e da sua ligação à população do Barreiro.
Este passeio teve como objectivo promover e estimular o interesse pela preservação do património cultural e da memória social às gerações futuras, dando  a conhecer à população escolar do Concelho a importância dos Caminhos de Ferro.
Este primeiro passeio pelo  Património Ferroviário contou com a organização do Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro em parceria com Agrupamento de Escolas de Santo António – Escola Básica 2, 3 c/ Sec. de St. António, bem como contou com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, e da EMEF que permitiu a visita às oficinas.
Desta iniciativa ficou claro, para nós, que  este modelo de passeio com estudantes  do Concelho deve continuar e ser alargado a outras turmas e escolas, como forma de sensibilizar as populações do futuro para a salvaguarda do Património.
Esperamos continuar a obter o apoio necessário para tal,  por parte da CMB e da EMEF.
Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro






Sem comentários:

Enviar um comentário