Quem Somos

O Movimento Cívico para Salvaguarda do Património Ferroviário no Barreiro, a Associação Barreiro Património Memória e Futuro e a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro associaram-se, no sentido de desenvolver o Projecto Espaço L.

  Valorização do património ferroviário enquanto memória do passado e ponte para o futuro 

A construção do caminho-de-ferro, cuja inauguração oficial data de 1859, veio colocar o Barreiro na senda da indústria moderna e revolucionar a vida local.

A escolha do Barreiro para terminal da linha do Sul e Sueste, foi decisiva para o desenvolvimento económico e social local, ao transformar a pequena vila ribeirinha em nó principal da travessia de gentes e mercadorias, entre o Norte e o Sul do País.

O Barreiro viria a tornar-se um local privilegiado para a instalação de indústrias - especialmente a corticeira, que exigia grande capacidade de transporte de volumes e matéria-prima – e em simultâneo, um pólo de atracção de populações, oriundas principalmente dos concelhos vizinhos, do Alentejo, do Algarve e das Beiras, em busca de melhores condições de vida e trabalho, nas inúmeras fábricas em expansão, sobretudo a partir de 1908, com a instalação da CUF.

O transporte ferroviário, que foi o paradigma de desenvolvimento do Barreiro no século XIX, quase morreu no início do século XXI, pondo em risco todo o património construído, que rapidamente entrou em degradação.

Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário

 O MCSPF nasceu da necessidade de juntar vontades em torno de preocupações comuns, sobre a defesa e promoção do Património Ferroviário do Barreiro, que se encontra numa situação de abandono e de incerteza, quanto ao seu futuro.

 O Movimento Cívico desenvolve a sua acção focada na defesa, classificação e promoção do Património Ferroviário, parte da memória colectiva e da história do povo do Barreiro.


Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro

A Associação tem como objectivo elaborar programas de interesse comum e formas de acção conjugada, visando a defesa, o apoio, a promoção e a dinamização de projectos e interesse próprio do movimento associativo. Afirmar a identidade própria do associativismo do concelho do Barreiro, de forma organizada e integrada na acção global desenvolvida pelo Movimento Associativo.


Associação Barreiro Património Memória e Futuro

Garantir a preservação da nossa memória colectiva de forma a reforçar a nossa identidade e a encontrar os caminhos futuros;

Constituir-se num centro de difusão cultural assente na intervenção na comunidade, na interpretação crítica do nosso passado e na defesa do nosso património histórico, cultural, social e natural.

Congregar esforços individuais e colectivos que promovam a conciliação entre preservação essencial da nossa história e património e os projectos de transformação do Concelho, ou seja encontrar novas soluções para novos caminhos.